A Incógnita




Dois reinos a travarem guerras no peito árduo que carrego. O fogo e a água, a coragem e o medo, a dúvida e a certeza, yin yang. Sou flor de perfume doce e espinhos a envolver. Sou a cantiga que de bela te faz chorar. Sou a cura e o veneno, a ignorância e a sabedoria, o tudo e o nada.  Não sou mentira que se esconde por trás de meias verdades, não sou a mania que se adquire conforme a geração que se vive, não sou dupla personalidade, nem tenho várias faces para apresentar ao mundo.

Um verso solto
Um velho novo
Um medo antigo
Um pensamento incontido.
Sou toda cores acinzentadas.

Eu não me vejo uma desvairada que se empolgou nas rimas da vida. Vejo-me apenas como uma incompreensão natural, um impasse psicológico lispectoriano, uma dúvida certa. Habita em mim todas as formas possíveis de se pensar, mas na ação sou toda timidez a conter a mente eletrizante que explode em versos escondidos nas páginas amarelas.

A razão e o coração que nunca se entendem,
Cada um com opinião própria,
Cada um com seu modo de buscar a felicidade.
São dois cabos principais que estão desconectados.

Tenho fases como a lua. Irradio luz própria assim como necessito receber a luz dos outros. Sinto fome, dor, sede, abstinência, carência, desprezo, amor. Sou quadro abstrato que ninguém entende ou que simplesmente não faz nenhum sentido. Se hoje te amo amanhã meu sentimento pode não ser o mesmo. Sou simplicidade complexa, mulher à beça, antiga inocência.

Ela é atriz que rouba a cena,
Razão e emoção a travarem guerras,
Apenas mais uma por aí tentando se encontrar
Enquanto tantos querem o amor a ela dedicar.

Vejo-me a todo instante em contradição, hora quero hora não, hora quem diz é a razão, hora a emoção. De tantos caminhos a escolher, entrei nesse sem saber... Sem saber que me transformo a cada segundo, que esta incógnita está longe de ser decifrada ou de tão perto que passa despercebida. E entre tantas pessoas no mundo, justo a mim coube ser eu.



Tentei, porém ainda acho que há muito a ser dito para que consigam me compreender.

8 comentários:

  1. PERFEITO. O melhor poema que li hoje...

    Bjos, e bom fim de semana.

    http://www.soentrenosmulheres.co.cc/2012/06/passei-para-segunda-fase-do-concurso.html

    ResponderExcluir
  2. Uau. Que texto! Você soube belamente misturar duas estruturas de escrita e encaixa-las tão perfeitamente que às vezes eu não soube onde terminava o parágrafo e começava o verso. Boa pontuação, boa estrutura, um ótimo contexto, meus parabéns. Vou lhe seguir e curtir tua página no facebook. Falando em facebook vou aproveitar pra lhe convidar para nosso grupo de bloggers por lá. Dá pra divulgar seus posts e fazer bastante amigos, compartilhando ideias e tudo mais, enfim, se sinta à vontade pra chegar por lá. http://www.facebook.com/groups/310688812354166/ Um beijo e se cuide.

    http://depoisqueanoitece.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. De fato, somos uma icógnita para nós mesmos, com as várias fazes que apresentamos ao mundo, e as que aparecem sem querer. Acho que esse é o seu melhor texto, de verdade, amei!
    Faz tempo que eu não vinha aqui, saudades haha ^^
    beeijos

    ResponderExcluir
  4. Fiz um texto mais ou menos assim, belas palavras!

    ResponderExcluir
  5. Que lindo! Eu me sinto exatamente assim. Parabéns Ana Paula, você escreve divinamente!

    Bjin*

    http://florescerepalavrear.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Você descreveu com perfeição como os poetas, escritores se sentem, afinal você faz parte dessa clase. Aquela mistura de sentimentos que não é bipolaridade, é apenas uma das faces de uma mesma moeda.

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Que lindo, que descrição incrível, são fases, faces, sentimentos que formam um ser.

    iasmincruz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Não comente apenas esperando retribuição. Exponha-se, interrogue, critique, elogie, defenda o que te resta de mais valioso: a opinião. (Ana Paula Ribeiro)