Uma criança com seu olhar


Encontrei a paz nos olhos de uma criança. Não pude deixar de notar. Era ofuscante a energia que transmitia enquanto me fitava. Nos desencontros e correrias do meu cotidiano encontrei-a, e não pude sair dalí antes de contemplá-la.
Nos primeiros minutos eu nem si quer lembrei-me do terno caro que vestia devido à reunião, não me importei com a pasta cheia de documentos que carregava com cuidado, simplesmente me acomodei na areia do parque e não deixei de olhar aquela criança.
Teus pés descalços afundavam na areia enquanto corria entre as outras crianças. Aos poucos fui aprofundando na imagem que via e notei que as outras crianças olhavam-na diferente, mas aquela doce criança, em sua total inocência, nem percebia.
Ela ia perceber. Conforme passasse o tempo, conforme o mundo lhe roubasse a inocência. Quão cruel, pobre criança. Tuas vestes curtas e gastas condenavam sua posição social, talvez fosse ela uma daquelas que não encontra o carinho em casa, mas sim num parque com outras crianças que tem de tudo, mas que falta a simplicidade, como a que ela possuía.
Teus olhos brilhavam e sua cor negra trazia destaque. Imaginei então quanto tempo levaria para que esta criança fosse arrumar trabalho pra ajudar em casa, ou perdesse seu pai para as drogas, ou se visse lutando pra conquistar uma vida digna e se visse sendo barrado em muitas injustiças que enfrentaria devido a sua cor. E depois de tanta luta, se encontraria escravo de uma sociedade hipócrita.
Fechei os olhos enquanto lagrimas corriam pelo meu rosto. Foi quando senti um toque leve secando minha face. Era as mãos pequenas daquela criança que me acolhia com um sorriso mágico. Na verdade aquela criança nada mais era que meu reflexo, a minha história, quando eu não mais me reconhecia.

10 comentários:

  1. Meu Deus, que texto incrível! Você passa um tempão sem postar pra me surpreender deste jeito, só pode! Que doce e melancólico, que conto fabuloso! Como é metafórico e critico, faz-nos ver como é a hipocrisia de nossa sociedade que tanto ignoramos, tratando-a de modo banal. Perfeito, perfeito.

    ResponderExcluir
  2. Terminei arrepiada, juro! Belíssimo. "escravo de uma sociedade hipócrita."

    http://denovomaisumavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que doce!
    Realmente o olhar de uma criança é de arrepiar.
    É lamentável ver tantas crianças querendo ser feliz, quando na verdade são escravizadas pela sociedade.
    Triste.

    M&N.
    Desbrava(dores) de Livos

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto. O final foi surpreente. Na vida, sempre há um pouco de nostalgia.

    Beijo

    O mundo sob o meu olhar

    ResponderExcluir
  5. É incrível como não importa o problema que estamos passando, é só olhar um sorriso de uma criança, o olhar, seu carinho com o dorso das mãos, para que fiquemos apaixonados por tal ato. É de surpreender qualquer um. Afinal, nós humanos somos cabíveis de problemas, sofrimentos e ver um doce olhar, um doce sorriso de uma criança, tentando nos fazer melhorar, não tem preço.
    Adorei *O*

    Um beijo, Ana.

    ResponderExcluir
  6. fique besta com a complexidade do texto


    passa no meu quando der,
    http://raquelbiancaa.blogspot.com

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi linda *-*
    Um graça seu blog!!!

    Beijos.
    Conheça meu Blog.
    http://isabellalessa.com/

    ResponderExcluir
  8. Vim à net para encontrar novos amigos e ao mesmo tempo divulgar meu blog, encontrei o seu blog, e estive a ver algumas postagens e achei o seu blog muito bom, tenho de lhe dar os parabéns, pois é um blog que dá sempre vontade de vir aqui mais vezes.
    O meu blog é o Peregrino E Servo, se tiver tempo ou se desejar pode fazer-lhe uma visita e se gostar faça o sentir no seu coração, saiba porém que nunca deixei alguém ficar mal.
    Desejo paz e saúde para si e para o seu lar.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir
  9. Ver a inocência no olhar de uma criança e perceber como ficamos sujos, nos preocupando com coisas desnecessárias quando crescemos. Ver a vida sem aquele olhar de "que vida boa, as coisas simples me fazem feliz" tudo muito ingênuo sabe, perdemos isso com o tempo e olhar pro passado, pra nossa infância só nos faz ter vontade de chorar. Texto lindo!
    Bjs
    alien-days.blogspot.com

    ResponderExcluir

Não comente apenas esperando retribuição. Exponha-se, interrogue, critique, elogie, defenda o que te resta de mais valioso: a opinião. (Ana Paula Ribeiro)