É impossível ser feliz sozinho


Poetas costumam dizer que são os que mais se adaptam a solidão, mas nem mesmo eles conseguem aguentar tanto tempo só... Fantasiam as palavras, mas lá no fundo clamam por afeto.
Somos um grande oco procurando alguém que nos preencha, sedentos por carinho, respeito, sentimento. Estar cercado de pessoas não quer dizer que somos felizes, muito menos ter tanto dinheiro. Quantidade nem sempre é sinônimo de felicidade.
E não há nada mais entristecedor que alguém só. Os olhos opacos vagam vazios na multidão. Mas uma dose de atenção é tudo que alguém precisa pra sentir-se menos só, mas quem se importa com a solidão dos outros quando dentro de si também são vazios, mesmo sem perceberem.
A liberdade não passa de uma grande cilada. Convencemos-nos que sozinhos somos felizes, mas não paramos um segundo de procurar alguém, mesmo que seja só por uma noite. Até que você percebe que a felicidade não consiste em poder ter varias pessoas sem compromisso e sim em comprometer-se com uma e se sentir satisfeito.
Nem mesmo o mais pobre dos homens consegue viver só. Nem mesmo o mais realizado financeiramente consegue viver só. Buscamos compreensão e por mais que as pessoas falhem conosco, ficamos por tempos culpando o resto da humanidade, mas mesmo assim, não suportamos a solidão.
A solidão é uma espécie de bebida. Embriaga e te faz ver coisas que não podia ver sóbrio. Mas ela dura por instantes, não podemos tê-la para sempre ou teremos sérias conseqüências. Ela te amadurece até estar pronto a ser tão mais sozinho. Mas o excesso dela pode te tornar rude a ponto de pensar que é auto-suficiente... Mas, ninguém é auto-suficiente.
Quando assistimos a um filme romântico ou o que seja, por exemplo, tentamos imaginar nossa vida passando pelo mesmo. E até mesmo a pessoa de coração duro e impenetrável deixa que os sonhos lhe habitem. Pois até mesmo aquele que se engana dizendo que não precisa de ninguém, na verdade apenas busca alguém que lhe prove o contrário.
A solidão é importante em momentos de dúvida e de dor, mas é mais importante ainda ter alguém quando a tempestade passa e apenas o que precisamos é de um abraço que nos passe o calor que falta e nos afaste de tudo.
Todos nós precisamos de alguém. Todos nós queremos atenção e que alguém se importe com a gente. Mesmo que não seja a pessoa que gostamos, mesmo que seja cheia de defeitos, precisamos sentir e saborear dessa sensação de que alguém se preocupa conosco.
Costumo dizer que sou sentimental demais, mas eu não posso esconder o que realmente sou. Então coloco a culpa no meu signo. Mas mesmo com tantos pensamentos diferentes que vagam por aí e pelos que leem o que escrevo, precisa admitir: você pensa o mesmo!

Como já dizia Tom Jobim “É impossível ser feliz sozinho...”.

14 comentários:

  1. Também já ouvi e li muito que é impossível ser feliz sozinho. Li também que é diferente ser sozinho e estar sozinho, também precisamos de um pouco de espaço e um pouco de silêncio de vez em quando. E assim seguimos, sempre procurando pessoas para compartilhar a nossa vida.
    lindo blog!
    Te seguindo no weheartit, gostei da sua seleção de imagens.
    Espero sua visita:
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Penso exatamente o mesmo Ana.
    Nossa, esse certamente foi um dos melhores textos que você já fez. Está tudo ecoando aqui dentro da minha cabeça e teve uma parte que chamou a minha atenção:
    "Costumo dizer que sou sentimental demais, mas eu não posso esconder o que realmente sou. Então coloco a culpa no meu signo."

    Eu sou exatamente assim.
    Incrível como as tuas palavras sempre refletem o que eu sinto e sou.
    Mais uma vez, parabéns. ♥

    ResponderExcluir
  3. Nossa, sem dúvida, eu penso o mesmo. Só que ignoro na maioria das vezes, por exemplo, estou pensando em, quando terminar a faculdade, passar em algum concurso público para morar em outra cidade longe dos meu pais, aí entra essa sua frase:"A liberdade não passa de uma grande cilada." E eu fico super confusa porque, de certo modo, também acredito nisso! Nunca parei para pensar: poxa, e quando eu estiver morando só? (nem nos meus planos eu estou totalmente só)...
    Seu texto está ótimo, está me fazendo refletir bastante sobre o que quero na vida.

    ResponderExcluir
  4. Ana Paula, concordo com as suas palavras sensatas. Acredito, no entanto, que seja possível nunca se sentir só na sua própria companhia. A maior solidão é a que sentimos no meio da multidão.
    É possível estar completo sem companhia, mas custa a aceitação do que somos. Profundamente. Não é um preço fácil de pagar...
    Gostei do pensamento!

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado pela visita meu anjo, adoreii mesmo *--*
    Bom texto, realmente e difícil ser feliz sozinho, precisamos de alguem para amar, para brigar, chorar e fazer amizades porque ninguém nunca será feliz sozinho infelizmente essa e a vida, bom texto *-*

    ResponderExcluir
  6. realmente é impossivel ser feliz sozinho ...
    curti aqui !
    visita?
    http://passaroseoceanos.blogspot.com.br/
    bjokas!

    ResponderExcluir
  7. "Pois até mesmo aquele que se engana dizendo que não precisa de ninguém, na verdade apenas busca alguém que lhe prove o contrário." A mais pura verdade! Até as pessoas que fecham os seus corações, apenas querem alguém que o abram novamente.
    Nós, seres humanos, somos por natureza, carentes. Estamos sempre a procura de pessoas que supram isso, não importa de que forma. Isso é humano, é normal. Talvez por isso que sintamos tanta saudade das coisas...
    Beijinhos

    hiperbolismos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. A solidão embriaga e como.
    A ressaca dela não é nada boa.

    Por isso que é impossível ser feliz sozinho. Não quero essa dose de solidão, não mais.

    Belo texto, Ana.

    Mais 8 livros sendo sorteado lá no blog, participe.
    Você vai ficar doidinha hahaha

    ResponderExcluir
  9. "Todos nós precisamos de alguém."
    Precisamos, imagina que triste viver cercado pelas próprias lamentações sem ter com quem dividir momento ruins e bons?
    "Pois até mesmo aquele que se engana dizendo que não precisa de ninguém, na verdade apenas busca alguém que lhe prove o contrário." Verdade! Já disse isso alguns vezes, confesso, mas eu não conseguiria viver sozinha, jamais!

    ResponderExcluir
  10. Oii Ana. Voltei aqui para te avisar que te passei uma tag: vhttp://florescerepalavrear.blogspot.com.br/2012/10/tag-um-pouco-sobre-mim.html

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu sempre penso isso. Sabe, eu vivo aconselhando as pessoas e tentando mostrar para o mundo que ser feliz é tão fácil, quando no fundo é tão difícil pra mim lidar com meus problemas. Me sinto sozinha, às vezes, hoje mesmo estou triste, precisando de alguém =/

    http://lonellygirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ahahaha concordo plenamente com o seu belissimo texto. Amei seu blog to seguindo.. =)

    beeijos

    ResponderExcluir
  13. Penso exatamente o mesmo, e me encontro exatamente nesse momento.
    Após tanto tempo numa "companhia ilusória", me familiarizo com a solidão, com minha própria companhia.
    É realmente difícil se acostumar...

    http://cacatuasnaochoram.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Que texto mais lindo, adorei a forma que você escreveu...
    Tão suas as palavras ><
    Parabéns

    ResponderExcluir

Não comente apenas esperando retribuição. Exponha-se, interrogue, critique, elogie, defenda o que te resta de mais valioso: a opinião. (Ana Paula Ribeiro)