Aquela que não sabia amar




No que acreditar? Onde buscar? Ela preenchia linhas e linhas sem se satisfazer, alimentava o ego de besteiras e ilusões que todos tentavam entender ou ao menos fingiam. Uma dose de sofrimento engolia em seco todos os dias e enaltecia sua dor. Vivia fazendo alusão ao amor, escrevia poemas, como quem conhece profundamente, como quem já teve um caso com tal sentimento. Ela mentia para si mesma todos os dias quando dizia que, tal amor já lhe fizera sofrer. A verdade é que ela nunca nem si quer passara mesmo por tal situação capaz de deixar cicatrizes visíveis em seu peito, pois antes mesmo de acontecer, ela já rompia o inicio. Destruíra as pontes e se ilhou por vontade própria, pensou ser forte, firme e na verdade apenas enfraqueceu os anticorpos, as barreiras, as proteções. De tanto se privar tornou-se frágil, e de tão frágil não sabia mais como se expor, perdera o jeito com as coisas, a vida, os relacionamentos.
Todos os dias ela sente falta do que não foi, do que poderia ter acontecido se tivesse dado a chance a si mesma. E como em dias passados ela repete tudo de novo, como uma rotina de quem se pune, de quem se lamenta. E todas as lágrimas continuam a embaçar teus olhos e ela comete os mesmo erros, continua a relembrar os mesmos fatos tristes. E só agora percebeu que anda em círculos, e o caminho já está marcado, é sempre o mesmo.
Ela sabe exatamente onde errou. Colocou o amor num pedestal e sempre achou não estar, ainda, a altura de tal sentimento. Ela sempre acreditou que chegaria a hora, mas tudo foi tão planejado que quando finalmente era pra acontecer, quando o amor lhe escolhera, ela de tão assustada congelou-se e ao invés de dar o passo adiante ficou ali parada, observando enquanto ele de tanto esperar, desistira.
Havia se acostumado a apenas observar, a ser egoísta o suficiente, a ter medo do amor das outras pessoas por ela. O amor sempre a assustava mesmo ela o desejando mais que todos os demais ideais. Por mais que quisessem salva-la, não permitia. E de tanto viver daquele modo se acostumara. As pessoas perguntavam, “onde se encontra o amor em sua vida? Você não sente falta?”, e as mesmas respostas ensaiadas eram ditas todas às vezes. Para poucos lamentava e ainda sim estes poucos não podiam compreender. Era livre para amar, para sonhar, para descobrir, mas ela mesma se privara de tudo.
A saída ainda era a mesma e ela sabia o que te salvaria. Sua vontade era dar logo a dica, botar a mão no fogo por algum herói que não temesse a obscuridade que ela carrega no peito, que percorresse milhas e milhas destas infinitas estradas sem se importar se nunca a conhecesse totalmente. Mas ela sempre foi cruel com quem quis, ela sempre desencorajou o destemido, destruiu as esperanças com frases como “apenas o quero como amigo”. A culpa era dela, e ela sabia... Sabia a ponto de encher os olhos de lágrimas e colocar o mesmo sorriso de quem é feliz todos os dias... E andar em círculos como sempre fizera.
Ela precisava de alguém que ignorasse o que saia de sua boca e a amasse fielmente. Mas por onde anda este? Por que não a tira logo, por que não a salva? ...Mas quem se interessaria...?


Ana Paula Ribeiro

17 comentários:

  1. Ela precisava de alguém que ignorasse o que saia de sua boca e a amasse fielmente. Mas por onde anda este? Por que não a tira logo, por que não a salva? ...Mas quem se interessaria...?

    Me identifiquei muito. Adorei o texto!

    ResponderExcluir
  2. Oh God, me reconheci tanto em seu texto que fiquei meio perplexa. Sabe que quando nos fechamos demais (ou quando temos padrões muito limitados para o amor) a gente acaba se machucando e se autossabotando. Precisamos nos amar em primeira instância. E aceitar que ninguém é a metade de ninguém porque cada um tem necessidades muito específicas e pessoais, as quais ninguém pode preencher completamente. E amar - aceitar o desafio de amar alguém - essas diferenças é que pode fazer com que um relacionamento dê certo.
    Amei. *-*
    Bjo!

    http://miasodre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ela precisava de alguém que ignorasse o que saia de sua boca e a amasse fielmente. Mas por onde anda este? Por que não a tira logo, por que não a salva? ...Mas quem se interessaria...?
    __
    As pessoas procuram tanto não serem feridas que acabam ferindo a si. E muitas vezes mudar a situação e doloroso e renunciante.

    ResponderExcluir
  4. Muito tempo que não lia algo tão belo e diferente.
    Ás vezes nos prendemos em um casulo e não aproveitamos a hora de voar, e continuamos com os pés no chão, mas o coração em pedaços.

    http://gabipuppe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Wow,você realmente escreveu um texto ótimo,como as outras meninas me reconheci muito nele.O trecho "Ela precisava de alguém que ignorasse o que saia de sua boca e a amasse fielmente. Mas por onde anda este? Por que não a tira logo, por que não a salva? ...Mas quem se interessaria...? " foi demais,tão completamente eu nesse momento... me identifiquei demais,adorei!

    Beijos
    http://imodelblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Lindo texto, também me vi nele! Realmente as relações são muito difíceis. Amar é um desafio que precisamos aceitar.
    Boa semana!
    Kiss, Cat.
    http://hiperbolicat.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Tão terceira pessoa e ao mesmo tempo tão intimista...gostei moça!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Que blog lindo. Nhw! E que texto escrito com cuidado, céus. Gostoso de ler.

    Eu nunca senti vontade de descobrir alguém, nunca. Nem mesmo a mim. Sempre

    ResponderExcluir
  9. Amor é complicado mesmo, é preciso ter coragem e não ter medo das consequencias de amar. Lindo texto!

    Beijos,
    Monique <3
    http://www.secretsofalittlegirl.com/

    ResponderExcluir
  10. Essas privações vão formando cascas por fora da gente, cápsulas, nos deixando imunes a tudo, mas com um medo enorme e frágil por dentro. É esse medo que faz a gente congelar frente ao amor infindo. Amo esse tom impessoal do texto, de quem generaliza uma dor que é só sua. Cada palavra foi escolhida sabiamente para causar esse clímax de encontrar e não saber o que fazer - Ou quando saber não achar mais. Mas a gente sempre acha.

    Como sempre, texto lindo! Tava muito em falta por aqui.
    Beijos, Bia.

    ResponderExcluir
  11. Axdoreei os textinho super legal e interessante amei o design ta lindo Bejuus :*http://www.pdisturbia.com/

    ResponderExcluir
  12. Ana paula, apaixonei no seu blog, fico feliz de achar alguem que escreva tão bem, gostei bastante do texto e me identifiquei várias vezes, estou seguindo!

    http://fazdecontatxt.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. "Ela precisava de alguém que ignorasse o que saia de sua boca e a amasse fielmente. Mas por onde anda este? Por que não a tira logo, por que não a salva?"
    O 'medo' as vezes nos impede de tentar a felicidade, não é? E o pior é que falamos besteira querendo que ninguém ouça, falamos porque sentimos que é necessário falar, como se fosse um aviso que tivéssemos que dar, mas na verdade não queríamos que ouvissem. Queríamos que ficassem mesmo quando pedimos para que fossem.
    Lindo o texto amiga, tô com saudades de você meu anjo.

    http://eduardakohls.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Fico me perguntando também, quem se interessaria em me salvar? Em ignorar o que demonstro ser e tirasse um tempo para ver quem eu realmente sou. Mas percebo que nem eu sei quem realmente sou, acho que preciso me entender melhor antes de tudo, para depois me permitir a certos sentimentos, ou então, uma pessoa 'especial' apareça antes disso e mude todos os meus planos ;}

    Beijos ><
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. muito bom sentir teus textos, são muito suaves de se ler, parabéns pelo belo blog, já estou seguindo e voltarei mais vezes, eu escrevo alguns versos e te convido pra fazer uma visita http://joselito-expressoesdaalma.blogspot.com ficaria feliz com a sua visita ao meu humilde espaço e se ele lhe agradar segue lá me sentiria honrado com a sua presença, parabéns por este belo espaço, um forte abraço!!!

    ResponderExcluir
  16. MELDEUS! Me identifiquei horrores com suas palavras *--------------*
    Sou bem assim também, essa é verdade.
    Parece mais comodo apenas relatar essa dor latente que soa como ferida que não se fecha.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  17. Nossa! Que texto! Me vi nele, e também tenho a impressão de estar andando em círculos, apesar de todas as mudanças, eu continuou indo para a trajetória inicial, cujo fim é o mesmo, de fracasso e melancolia.Muito lindo o seu texto, Ana!

    P.S.: Desculpa, mas não é "sequer" em vez de "si quer"? Se não, desculpe, foi que achei estranho...

    ResponderExcluir

Não comente apenas esperando retribuição. Exponha-se, interrogue, critique, elogie, defenda o que te resta de mais valioso: a opinião. (Ana Paula Ribeiro)