É tudo ensaiado


Ao som da música lama .

As pessoas estão se abraçando e se despedindo. “Receba o meu elogio, foi um peça maravilhosa”, tapinha nas costas e sorrisos de aprovação. As pessoas desviam o foco de você, vão para suas casas, retornam para o martírio de suas vidas. Agora que não restou ninguém, você já pode tirar o sorriso dos lábios, já pode lavar bem esta face maquiada. Todo este estereótipo já não importa, tire esta roupa de marca e estas jóias, não há porquê se desgastar com todo este peso desnecessário. Corra atrás da mulher que tanto te amou. Sim, teus olhos estavam cegos demais por pessoas que só te pisavam e se aproveitavam de suas fraquezas. Você não é menos importante do que a maioria. Liberte estas lágrimas e desate este nó em sua garganta que engoliu a cada humilhação sofrida. Você também tem problemas e não negue o sofrimento que eles causam. Seja sincero, você não precisa usar esta máscara e fazer esta cena ensaiada todas as vezes que sair em público. As cortinas estão fechadas e teus olhos buscam por um ponto de abrigo, algum outro par de olhos que consigam te entender e te consolar, mas o palco está vazio e as equipe de apoio a aquela encenação já se foram sem que ao menos você percebesse. Então você esta só. Começa a odiar a sociedade, as pessoas, o modo como as coisas são como se não já soubesse, como se desde sua infância não tivesse aprendido, mesmo que para um futuro distante, a não confiar em ninguém. As pessoas são desprezíveis e hipócritas e só agora que a queda causou uma dor insuportável, só agora você decidiu que não cairia mais nessa. Mesmo que você já tenha descoberto a finalidade, ainda está ativo e tem a chance de mudar o jogo, apenas precisa dar o primeiro passo. Apenas precisa tomar a vida deste personagem e moldá-lo da forma que realmente é. Você pode ser quem quiser, conquistar seu espaço em meio a mediocridade sendo você mesmo, pois sempre haverá espaço para os que ousam viver sem disfarces, apesar de serem atacados pela sociedade diariamente por não seguir o que eles pregam, o que desejam. Apesar de trabalhosa esta vida sem máscaras, você se acostuma. Liberte a si mesmo para correr atrás dos sonhos de criança, aqueles que faziam teus olhos brilharem independente do reconhecimento financeiro. Você é como um pássaro livre, mesmo que durante toda sua vida a sociedade te fez crer que era mantido em uma gaiola, tuas asas foram feitas para o vôo e para atingir o mais alto céu que desejasse. Apesar de difícil, você aprende a não precisar de ninguém e a confiar apenas em si mesmo. Um dia termina dando início a outro e a escolha cabe a você. A platéia está a espreita de uma recaída sua, e só você para crer no seu próprio potencial. Só você para enfrentar estas críticas e caminhar com a cara limpa, sendo você mesmo nesta grande cena teatral que aplaude os hipócritas e crucifica os honestos.
Na verdade tudo isso é ensaiado.
Ana Paula Ribeiro

8 comentários:

  1. Aloca, adoreeei seu texto!
    "...sendo você mesmo nesta grande cena teatral que aplaude os hipócritas e crucifica os honestos." É verdade, ando observando que o errado de antes, hoje não é tão errado assim. :/
    Você escreve super bem, parabéns!
    Boa semana!
    Kiss, Cat.
    http://alocat.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, adorei o seu texto, me fez refletir na minha vida, nos planos e nos meus sonhos de criança, e em tantas outras coisas...
    Este texto está perfeito, parabéns!

    http://deardiary-sucker.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Achei o texto muito lindo. O tipo de texto que me agrada a ler. Adorei a forma como você escreve *-*

    Na vida tudo é ensaiado mesmo, mas tem pessoas que esquecem de ser elas mesmas 24 horas por dia, vivendo a vida de outras pessoas, vivendo a vida de quem o outro quer que ela viva. Nós somos livres para fazer o que bem entender, mesmo que doa ou seja dificil.

    Beijos,
    Monique <3
    http://www.secretsofalittlegirl.com

    ResponderExcluir
  4. Voltando pra agradecer a visita lá no SOALG. Obrigada mesmo por passar por lá, viu?

    Beijos,
    Monique <3
    http://www.secretsofalittlegirl.com/

    ResponderExcluir
  5. Tanta verdade em tão poucas linhas. Seu texto é quase um sacode no leitor, um: "Acorda, seja você mesmo. Pare de encenar.". Não preciso dizer que gostei imensamente, né?

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Nossa, ótimo texto, Ana! Você conseguiu descrever exatamente a frustração que é ser uma peça de jogo da sociedade que se mascara por todas as situações. Sua leveza ao falar da decepção, hipocrisia e outros pontos, tão densos, foi esplendida. Suas palavras estão ficando cada vez melhores, flor.

    Sempre muito bom vir aqui. Beijos, Bia

    ResponderExcluir
  7. Anaaaaaaaa :OOO
    To sem palavras, que texto maravilhoso. Fiquei refletindo um bom tempo até achar algo pra dizer. Enfim, eu acho que estamos todos em um grande ensaio e quando chegar a verdadeira hora de atuar vamos errar ou acertar em tudo. Infelizmente muitas vezes nos escondemos atrás de personagens, pois pela "sobrevivência" isso é necessário. Adorei demais, lindo lindo.

    Saudades daqui. =|

    ResponderExcluir

Não comente apenas esperando retribuição. Exponha-se, interrogue, critique, elogie, defenda o que te resta de mais valioso: a opinião. (Ana Paula Ribeiro)